As Musas de Safo

O tu-cá-tu-lá entre as musas de Safo. Debate livre e responsavél entre mulheres.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 que acg

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Maria Cotovia



Número de Mensagens : 249
Data de inscrição : 23/08/2007

MensagemAssunto: que acg   Ter Set 25, 2007 3:02 pm

"PENA E PSICOTERAPIA

HÁ UMAS SEMANAS, ESCREVI AQUI sobre uma amiga que está apaixonada por outra mulher e que é correspondida. Falei das dificuldades dessa relação, da forma como tanta coisa que é considerada normal e desejavel e, sobretudo, espontânea é dificultada ou mesmo impossibilitada por um contexto social e cultural que trata o amor entre pessoas do mesmo sexo como uma aberração e uma ameaça.

VER UMA RELAÇÃO DE AMOR consentânea entre adultos como uma ameaça social é algo que, confessso, ultrapassa a minha capacidade de entendimento. Não creio aliás quehaja alguma forma de explicar esta forma de atitude que a do mais puro e tenebroso preconceito, aquilo a que se chama fobia. Um sentimento que retira a sua virulencia de uma caldeirada de medos, atracções e recalcamentos decerto muito interessantes para especialistas mas que só servem para fazer o mundo um lugar mais perigoso.

VEM ISTO A PROPÓSITO da carta de um leitor que, em reacção ao meu texto, começava por dizer que tinha «pena» da minha amiga. E que lhe aconselhava o recurso a psicoterapia. Para este leitor a minha amiga, uma mulher de trinta e tal anos que se apaixonou por outra mulher da mesma idade, e que tem, diariamente, medir os gestos e as palavras para não ter de lidar com a incompreensão e a agressividade das pessoas que acham isso impensável e inaceitável, é que tem de, digamos se emendar.

PARA ESTE LEITOR quem tem um problema não são as pessoas que, conhecendo a minha amiga, mudam de atitude por saberenm que ela em vez de gostar de um homem gosta de uma mulher. Não são as pessoas que se a virtem na rua de mão dada com a namorada a insultarão e os colegas e os patrões capazes de a ostracizar ou os que acham que a ppaixáo dela é uma espécie de vírus da perdição. Não são os legisladores e os sacerdotes que em tantos países do mundo, incluindo vários estados dos EUA, criminalizam o amor dela, chegando a castigá-lo com a pena de morte, que estão doidos, ela é que tem de ir à consulta.

ESTOU CERTA DE QUE O LEITOR se considera boa pessoa. Que não se vê como capaz de condenar alguém à infelicidade e uma vida clandestina, quanto mais à prisão e à morte. Que acredita mesmo que está a lutar pelo bem ainda que, quando escreve cartas como esta enviada à NM, não seja decerto capaz de, nem por um instante, imaginar-se no lugar da minha amiga ou de pensar que pode haver, ao seu lado, na sua familia, entre os seus amigos, pessoas que as suas palavras magoam profundamente.

O LEITOR ACHA-SE UM JUSTO. Quando escreve que sente pena, o que está a dizer é que se considera mais correcto que a minha amiga, capaz de lhe dizer o que está certo e errado, que ela deve viver esse amor escondida e envergonhada, sem jamais se arrogar o direito de o proclamar e consagrar publicamente. O que o leitor diz é que o amor que ela sente a torna menios digna. A faz menos que ele.

É PORQUE HÁ TANTA GENTE COMO O LEITOR DA NM que se fazem festas do orgulho gay e festivais de cinema queer, como o que esta semana decorreu em Lisboa. É, digamos, uma forma pública de terapia. Para toda a gente. Um dia virá - e desenganem-se os que o temem, porque é inevitável - em que estas festas e festivais vão deixar de fazer sentido. o dia em que a pena que o leitor impõe à minha amiga seja vista por todos como a aberração e a ameaça que é."

Texto integral retirado da Notocias Magazine de Domingo 23.

E de facto a homofobia ainda estyá bem enraizada na sociedade. Ontem estive aqui por baixo de mim onde mora uma prima minha e sabem qual foi o comentário de uma filha dela quando viu o presidente do irão responder ás perguntas sobre a homossexualidae no seu país? "Deviamos ir todos para lá, que lá ao menos não há homossexuais!". Mais palavras para quê?

Mas mantenhamos a fé bem viva que tudo vai mudar. Um bom dia cheio de energias pisitivas e bos vibrações!sunny
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Cotovia



Número de Mensagens : 249
Data de inscrição : 23/08/2007

MensagemAssunto: Re: que acg   Qua Set 26, 2007 1:20 am

Gostaria de pedir desculpas pelo que se passou no titulo. Aquilo que eu escrevi lá foi: "MAIS UM ARTIGO DA «NOSSA» FERNANDA CÂNCIO" E o que lá consta não se percebe nada. pelo facto as minhas desculpas e também por alguns erros na transcrição. Agora já sabem quem é a autora. SIM É AQUELA MULHER QUE NÃO TEM MEDO DE ENFRENTAR QUEM QUER QUE SEJA EM DEFESA DO QUE ELA CONSIDER UM ATANTADO À DIGNIDADE HUMANA. E UM GRANDE BEM-HAJA POR DEFENDER A NOSSA CAUSA!Very Happy Smile sunny

Voltando ao facto da minha prima ter tido aquela atitude homofóbica, gostatia de dizer ainda mais o seguinte: Ela estava na verdade a dizer aquilo a uma filha, bebé de três meses, enquanto a vestia depois do banho. Agora apetece perguntar, e se a filha dela um dia se declarar homossexual? Como é que ela vai reagir sendo assim assumidamente homofóbica? Expulsa-a de casa, deixa de a considerar uma filha, enfim...

Hoje também me lembrei de uma coisa curiosa ou que não o é nada. Eu acho que todas as pessoas do mundo, que são homofóbicas e preconceituosas, já se cruzaram e falaram com alguém homossexual, uma vez na vida que fosse e sem o saberem é claro. Eu concretamente contacto com mais pessoas que não sabem da minha condição/orientação sexual, do que com pesoas que o saibam. Alíás aqui em Braga das pessoas com quem convivo e com quem me cruzo, apenas a minha irmã e o companheiro é que sabem.

Mas tempos virão em que os homens e as mulheres se vão respeitar e amar e fazer assim deste planeta um planeta harmonioso e pacifico onde se viva num terreno paraiso com todos os seres humanos inspirando e expirando alegria e felicidade. TENHAMOS A FÉ BEM VIVA E A ESPERANÇA QUE OS JOVENS DO AGORA FARÃO O MUNDO IDEAL DO AMANHÃ E TUDO A DISCORRER NUM BULICIOSO AFÃ ENTRE O CHEIRINHO DE HORTELÃ. BOAS ENERGIAS E VIBRAÇÕES!

Very Happy Smile sunny
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
que acg
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
As Musas de Safo :: LESBIANISMO :: Homofobia-
Ir para: